Deslize urbano

Trafalgar Square, a praça central de Londres e marco turístico da cidade – mesmo local onde foi feito o anúncio da escolha da capital inglesa como sede dos Jogos Olímpicos de 2012 –, foi transformada numa pequena estação de esqui em novembro último.

Uma rampa de 18 metros de comprimento, uma escadaria e um corrimão tamanho gigante, mais 66 toneladas de neve – fabricadas ali mesmo, da noite para o dia – eram o cenário surreal do Red Bull Rail Storm, primeira competição de snowboard urbano sobre corrimão. Mesmo com um frio de 0 ºC, os oito mil ingressos colocados à disposição da platéia se esgotaram para ver os 36 top snowboarders vindos do mundo todo, incluindo os melhores freestylers da Islândia, Rússia, Finlândia e Reino Unido.

Mas foi a equipe dos Estados Unidos quem levou pra casa o prêmio de 566 gramas em ouro, que valem mais de R$ 68 mil. “Fazer snowboard com o Big Ben e o London Eye [Olho de Londres, como é conhecida aquela roda gigante imensa ao lado do rio Tamisa] ao fundo foi a melhor experiência que já tive”, contou o capitão do time americano, Eddie Wall.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de janeiro de 2006)