Foto por Bo Bridges
O norte-americano Danny Way, 31 anos, já saltou de um helicóptero para cair numa rampa com o skate no pé, foi medalhista de ouro nos X Games e o primeiro ser humano a saltar sobre a Muralha da China sem a ajuda de qualquer tipo de motor – e com o tornozelo fraturado. Sempre que se propõe a superar limites sobre o skate, Danny consegue chamar a atenção de pessoas dos quatro cantos do mundo. Dessa vez, a “maluquice” do skatista foi dropar de um dos principais símbolos de Las Vegas, nos Estados Unidos: a guitarra do Hard Rock Hotel Casino, que possui cerca de 20 metros de altura.
A intenção era quebrar um recorde que o Guinness Book chama de “Highest Drop on a Skateboard” (Drop mais alto num skate), mais conhecido como “Bomb Drop” (Bombardeio). A marca anterior, de 3,75 metros, foi atingida pelo norueguês Adil Dyani, no dia 28 de agosto de 2004, na cidade de Oslo. Adil saltou de uma rampa de 5,5 metros.
No dia 6 de abril, Danny dropou da extremidade da guitarra e despencou por 8,5 metros até uma megarampa com cerca de 14 metros de altura. Foram três segundos em queda livre até ele tocar na rampa de aterrisagem em alta velocidade e completar a manobra. “Gosto de ver do que eu sou capaz”, disse Danny depois. “Mas essa foi a coisa mais assustadora que fiz na minha vida. Tenho sorte de estar vivo”. Há pouco mais de um mês, seu amigo e parceiro de megasaltos, o brasileiro Bob Burnquist, completou outra manobra sinistra ao saltar do Grand Canyon de skate e usar um pára-quedas para aterrisar, de base jump, no fundo do maior cânion do planeta. É o skate extrapolando seus limites.
(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de maio de 2006)