Tapa no concreto

Por Débora Rocha
Foto por Cadu Maya

OS QUASE 30 ANOS DE VÔOS, MANOBRAS E TOMBOS dos principais skatistas brasileiros deixaram a clássica pista de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, ultrapassada e esburacada. Mas, graças à iniciativa da prefeitura da cidade, a antiga pistinha – construída em 1980 e muito querida tanto pelos grandes nomes do skate nacional quanto pelos skatistas locais – foi totalmente recauchutada e transformada na maior pista da América Latina. A pista é parte de um grande parque de esportes radicais, batizado de Cidade-Escola da Juventude Citta Di Maróstica, que abriga de forma integrada modalidades como patins, tirolesa, rapel e escalada esportiva, além do skate, é claro.

Da antiga pista, foram mantidos apenas o tribanks e o bowl, dois “buracos” com formatos diferenciados, incomuns nas pistas brasileiras de skate e utilizados para manobras mais clássicas. A reforma trouxe uma diversidade enorme de obstáculos e rampas, espalhados dentro de um espaço de 5,4 mil metros quadrados: corrimãos diferenciados, simuladores de rua, rampas de 45 graus e mini half, para agradar tanto os praticantes do street quanto do vertical.

“Sou de São Bernardo e comecei a andar de skate nessa pista. Acho que depois da reforma ela é a melhor do país e não deve nada para as melhores pistas do mundo”, conta Edgard Vovô, oitavo colocado no ranking mundial na categoria vertical. Vovô começou a andar de skate em 1999, é profissional desde 2004 e quando não está no exterior competindo, divide o tempo entre a pista e a convivência com a mulher Tacila e a filha Vitória. “Fico muito tempo longe da família. Nos últimos três anos, quase não teve campeonatos nacionais e acabei indo competir no exterior. Espero que com a nova pista a situação melhore”, diz Vovô.

Segundo Marcelo Dominowfki, gerente da pista, o espaço está sendo cotado para sediar a etapa latina do X Games 2008 “Temos tudo pra receber o evento. Um dos organizadores da prova esteve aqui e gostou do viu. Vamos torcer”.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de novembro de 2007)