Tour de France do SUP


ENDURANCE: Amendoim lidera o pelotão em algum canal holandês (Foto: Mayola Dijksman)

O SUP 11-City Tour é a competição mais longa de stand-up paddle do mundo na categoria race e leva esse nome porque contempla 11 cidades da Holanda, entre elas Sneek, Stavoren e Witmarsum.

Ao todo, são 220 quilômetros de percurso para serem remados em cinco dias. Também há uma categoria non-stop, vencida neste ano pelo chileno Arnaud Frennet, que conclui o desafio em 26h20min, batendo o recorde da competição em mais de duas horas. Além de Arnaud, apenas outros dois competidores dessa categoria concluíram a prova.

Em 2014, o SUP 11-City Tour celebrou sua sexta edição, que aconteceu na primeira semana de setembro. E um brasileiro compareceu este ano: Alessandro Matero, o Amendoim, uma das grandes referências da modalidade no país.

“É uma prova que passa por lugares lindos, onde nem a bicicleta chegaria”, disse Amendoim, que ficou em quinto lugar entre os homens da categoria solo. “Ao fim de cada dia, o atleta se hospeda num veleiro de madeira de 80 pés construído no século 19, só que com todo o conforto por dentro”, elogiou.

Por dia, cada atleta remou entre 40 e 50 quilômetros (o que leva entre cinco e sete horas), cortando paisagens enfeitadas por moinhos de vento, plantações e grandes áreas verdes. Aos que não estão dispostos a remar durante cinco dias seguidos, há uma categoria por equipe, composta por até cinco remadores.

Mesmo assim, apesar do clima curtição, pelo menos os dez primeiros colocados são remadores de ponta no cenário mundial do stand-up paddle, como o holandês Bart De Zwart (vencedor na categoria solo) e o austríaco Peter Bartl (vice-campeção).

Amendoim ficou satisfeito com seu desempenho e resultado. Segundo ele, o maior desafio foi administrar a força e se recuperar para o dia seguinte de uma remada forte. “Remar 220 quilômetros não é nenhum absurdo, mas cinco dias fazendo força pesa bastante no corpo. No terceiro dia, você já se sente exausto. Por isso digo que é o Tour de France do SUP”, comparou.

O vídeo a seguir é um resumo do último dia de competição.

-Publicidade-