O tomate voador ataca novamente

NO DIA 25 DE JANEIRO, o norte-americano Shaun White, 22 anos, tornou-se mais uma vez a estrela do Winter X Games ao vencer, pela segunda vez consecutiva, a categoria Superpipe – disputada num halfpipe gigante, com paredes quase verticais, que neste ano cresceram de 5,4 para 6,7 metros de altura. Com a vitória no Superpipe e no Slopestyle, White bateu vários recordes: agora ele é primeiro atleta a ganhar o Superpipe duas vezes consecutivas, o maior medalhista da história do X Games (14 medalhas) e também o maior vencedor da competição (nove ouros).

Na véspera da competição, Shaun White estava nervoso. “Toda vez que eu venho para o X Games e saio do avião, tenho uma sensação estranha, porque olho e vejo o Superpipe ali, brilhando, à noite – as luzes estão sempre acesas. É ameaçador”, disse ele a Grayson Schaffer, editor da Outside norte-americana que foi a Aspen, Colorado (EUA), para cobrir a competição in loco. “Acho que a categoria Superpipe será uma loucura, porque agora o half tem 6,7 metros de altura. Dá para saltar mais alto e girar mais. Eu não tinha me dado conta da diferença do superpipe até que voltei a andar em halfpipes. É difícil girar 1080O num half normal. No superpipe, os 1080O são bem mais fáceis.”

Apesar da expectativa, ele já tinha um esboço de estratégia para abocanhar o título. “Pretendo começar minhas baterias com algo diferente. Fazer talvez um 540o, porque é uma manobra realmente estilosa. E alguns rodeos de backside, que comecei a fazer quando era um moleque. Vou também fazer algumas manobras que não faço há tempos, coisas que aprendi quando era mais novo, como switchbacks”, disse.

Dito e feito: com uma série de manobras gigantes, executadas com perfeição – entre elas um rodeo flip de backside, um 900o, um 1080o back-to-back e um Mc Twist (uma rotação de 540o com um mortal para trás) – Shaun ganhou nota 91,66 dos juízes na final e levou o título. Mas o “tomate voador”, como Shaun é conhecido, vai precisar “pedalar” para manter essa hegemonia. Kevin Pierce, norte-americano de 21 anos que vencera Shaun uma semana antes num campeonato na Europa, ficou somente 1 ponto atrás do campeão no X Games, e se firmou como a nova promessa da elite mundial do snowboard.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de março de 2009)