Alta tensão


PERIGO: Ueli Steck e Simone Moro em cena do filme High Tension

No filme High Tension (veja o trailer abaixo), o suíço Ueli Steck e o italiano Simone Moro, dois famosos montanhistas da atualidade, vão para o Everest com uma equipe de filmagem. Lá, durante a aclimatação antes de chegar ao cume, se veem envolvidos em uma briga feia com os sherpas, o povo local que é geralmente contratado pelas expedições comerciais. A treta toda, filmada pela equipe deste documentário, só piora, com direito a pedrada e tapa na cara.

Além do conflito em si, o filme mostra um pouco da situação atual do Everest, que tomado pelas expedições comerciais, sofreu em junho deste ano uma das piores tragédias já ocorridas no montanhismo, quando uma forte avalanche matou vários sherpas. Leia aqui o relato do alpinista Roman Romancini que estava no pico durante o ocorrido.

High Tension é uma das atrações do Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit. Nesta quarta edição do evento, 28 produções internacionais e nacionais serão exibidas no gramado do Parque Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de agosto, e na praia de Ipanema (Posto 10), no Rio de Janeiro, no dia 20 e 21 de setembro. Conheça aqui a programação completa da mostra, que é gratuita.

-Publicidade-