Que tempo bom…


YOSEMITE NAS ANTIGAS: Socializando no estacionamento

No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, um pequeno grupo de escaladores de rocha começou a ocupar as cidades do interior da Califórnia (EUA) em busca de montanhas e vales. Esses caras inventaram um estilo que ficou conhecido como “dirtbag”. Até hoje a expressão indica os grupos de escaladores meio hippies que moram em carros e acampamentos próximo à base das rochas, exatamente como eles faziam.

Os primeiros dirtbags também construíam seus próprios equipamentos de escalada e eram originais até no jeito de se vestirem. Tinham cabelos compridos, usavam bandanas e o principal: eram desapegados e totalmente destemidos. Assim ajudaram a fazer da escalada um dos esportes mais espetaculares que conhecemos. Tudo praticamente de modo autodidata.

Assim como o skate se tornava o esporte do momento nas cidades, a escalada era o que de melhor o Parque Nacional de Yosemite tinha a oferecer naqueles anos. E, rapidamente, o o paredão rochoso El Capitan virou o grande desafio para caras como Rick Accomazzo, Richard Harrison, Mike Graham, Robs Muir, Gib Lewis, Yvon Chouinard, Douglas Tompkins, Bill Antel, Jim Hoagland, Tobin Sorenson, John Bachar e John Long – entre vários outros rockmasters legítimos. Veja abaixo uma sequência de fotos que caracteriza bem o estilo dirtbag. Para mais imagens, clique aqui.


(via blog.needsupply.com)

-Publicidade-