Tempo de cinema (outdoor)


PROGRAMÃO: O Rocky Spirit do ano passado, no Ibirapuera (SP)
(FOTO: Alírio de Castro)

GRANDES DOCUMENTÁRIOS sobre esportes, meio ambiente e vida ao ar livre merecem uma projeção à altura – de preferência a céu aberto. Para proporcionar essa experiência, o Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit chega a sua quarta edição, com eventos no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (30 e 31 de agosto), e na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (20 e 21 de setembro). Esse verdadeiro oásis cinematográfico em meio a duas metrópoles reunirá dezenas de produções independentes, nacionais e internacionais, em exibições inéditas que despertam atenção para novos atletas, discussões ambientais e iniciativas que merecem ser admiradas e refletidas – não apenas no telão.

A inspiração (e grande parte dos filmes) vem do consagrado Telluride Montainfilm Festival, que exibe anualmente as mais recentes e destacadas produções de filmes outdoor do mundo, na pequena e surpreendente cidade de Telluride, nas Montanhas Rochosas do Colorado (EUA). É o caso de When Dogs Fly (Quando os Cães Voam), contando a história do escalador e base jumper norte-americano Dean Potter, que faz um salto de wingsuit com sua fiel cachorra, Whisper, e de High Tension (Alta Tensão), que mostra sem filtros nem cerimônias o desentendimento feio entre aventureiros europeus e escaladores sherpas, os locais do Himalaia, durante sua escalada no Everest. Conheça aqui a lista completa dos filmes deste ano. O Rocky Spirit é organizado pela editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside e Hardcore.

Para acompanhar o festival, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, não é preciso pagar nada. Mas, antes de convocar os amigos, dê uma olhada na programação e em todos os detalhes no site do Rocky Spirit, no encarte informativo desta edição da Go Outside e siga algumas dicas a seguir, para aproveitar de verdade todo o espírito da mostra. Bom festival!


PARA CURTIR O FESTIVAL

O Rocky Spirit é uma experiência outdoor. A seguir, algumas dicas para aproveitar o festival ao máximo


> Leve uma cadeira de praia ou improvise um bom lugar para sentar com cangas, isolantes ou esteiras. Esta época do ano é fria, por isso uma cadeira é a melhor opção.


> Tenha à mão roupas quentes e um agasalho tipo corta-vento ou impermeável, já que o festival acontece a céu aberto, geralmente em noites de friaca.


> Antes de sair, prepare uma “lancheirinha” com sanduíches, frutas e petiscos, para aproveitar os filmes com conforto.


> Tente ir de bike, transporte coletivo ou organize carona entre amigos.


> Use os banheiros químicos nos intervalos dos filmes (e mantenha-os limpos).


> Cuide do seu lixo e minimize seu impacto com utensílios reutilizáveis.

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de agosto de 2014)

-Publicidade-