Correndo (rápido) nas montanhas


VAI QUE VAI: Kilian Jornet bate novo recorde de velocidade

O ultracorredor catalão Kilian Jornet, de 26 anos, acaba de quebrar mais um recorde de velocidade. Desta vez o superatleta subiu e desceu os 6.194 metros de altitude do monte McKinley, no Alasca, em 11h40min. O McKinley, também conhecido como Denali, é a mais alta montanha da América do Norte. Com isso, o corredor deixou para trás a marca anterior de 16h45min, conquistada pelo norte-americano Ed Warren, em 2013.

Kilian usou uma combinação de esquis e crampons para vencer a neve e o gelo do caminho. O feito faz parte de seu projeto Summits of My Life (Picos da Minha Vida), no qual ele se propõe a subir algumas das mais emblemáticas montanhas do mundo na maior velocidade que for capaz, ao longo de quatro anos. A lista inclui, claro, o Everest (8.848 metros de altitude), a maior montanha do planeta, que ele pretende completar em 20h24min.

Há quem diga que a próxima geração de escaladores de velocidade virá de corredores de longa distância, como sugere alguns sites. “Você consegue imaginar o que eu faria se tivesse o físico dele?”, questiona o mais encorpado escalador suíço Ueli Steck, conhecido por conquistar vias e montanhas mundo afora no menor tempo possível (leia mais aqui), em entrevista à revista Rock and Ice.


Acesse o site oficial do projeto (summitsofmylife.com) para acompanhar os próximos relatos de Killian.

(Fonte: Blog de Escalada)

-Publicidade-