Tigre dos Himalaias


LUGAR COMUM: Apa no topo do mundo

O nepalês Apa Sherpa é o cara que mais vezes pisou no topo do Everest. Ao todo foram 21 cumes e, só por esse motivo, sua história já seria digna de um filme. Mas o documentário Tiger of the Himalayas (ainda sem data prevista para ser lançado; assista ao trailer abaixo) quer seguir os passos de Apa e ir além.

“De baixa estatura e com a humildade de um monge budista, Apa Sherpa representa tudo o que é nobre no mundo”, diz Tami Bradshaw, produtora-executiva do documentário. “Com a fala suave e o sorriso contagiante, ele é capaz de proteger ferozmente o que é importante para ele, como as crianças de sua comunidade e as montanhas.”

Em suas últimas quatro ascensões ao topo da mais alta montanha do mundo (8.848 metros), Apa integrou a expedição Eco Everest, uma iniciativa cujo objetivo é retirar o lixo acumulado lá em cima. Tiger of the Himalayas também abordará a atual situação do povo sherpa depois da avalanche mortal ocorrida neste ano, que vitimou 16 guias daquelas montanhas. Para Apa, a saída para o povo sherpa é a educação, e no momento esse é o seu maior desafio.

-Publicidade-