Escale o K2 em segurança

Localizado na cordilheira de Karakoram, no Himalaia, na divisa entre a China e o Paquistão, o K2 é a segunda maior montanha do mundo, com uma elevação de 8.611 metros acima do nível do mar – só perde para o Everest.

Mas, por conta de uma encosta escarpada, do isolamento e das péssimas condições do tempo, a escalada ali é considerada uma das mais mortais do mundo. As estatísticas comprovam: a cada quatro pessoas que tentam chegar ao topo, uma morre – e provavelmente durante a descida.

O vídeo a seguir é uma escalada segura pela face sul (o lado Paquistanês, o mais utilizado): uma animação em 3D produzida com a ajuda do Google Earth. Perceba que só para chegar à base da montanha já é um tremendo desafio. Está no script uma caminhada linda e perigosa de 90 quilômetros passando por uma área totalmente isolada, cortando rios e um imenso glaciar que deixa o percurso mais lento e técnico.

O K2 foi escalado pela primeira vez em 1954, depois de várias tentativas frustradas. Hoje, após 60 anos, você tem a chance de pisar no cume dessa montanha, o que para os montanhistas é apenas a metade do caminho.

-Publicidade-