Neve com pegada ecológica


NUMA FRIA: Cena do filme Steps: A Journey to the Edge of Climate Change

Ride Greener é uma associação criada por um grupo de esquiadores e snowboarders suíços para promover uma conduta mais consciente e sustentável entre os praticantes de esportes de neve. Depois de muitos invernos, dropando ano após ano as montanhas dos Alpes, eles vivenciam na própria pele as consequências do aquecimento global com a cada vez mais real falta de neve nas temporadas frias. E agora querem mostrar como, de forma simples, podemos reduzir nossa pegada de carbono e evitar o fim de nossos invernos.

O grupo lançou um filme, intitulado Steps: A Journey to the Edge of Climate Change, que está ganhando prêmios de vários festivais pelo mundo. Eles calcularam, inclusive, a emissão de CO2 de sua produção: 1,85 tonelada, enquanto a média para um documentário de esportes de inverno fica entre 50 e 60 toneladas. A seguir, conheça as quatro principais premissas da trupe. E não deixe de ver o filme, que tem imagens incríveis e desenvolve de forma coerente e poética os ideais do movimento.


(1) Para eles, a única maneira de limitar as mudanças climáticas é evitar o uso de combustíveis fósseis. Por isso tentam ficar longe do petróleo, do gás e do carvão. Em vez de voar ao redor do mundo em busca de neve, por exemplo, exploram ao máximo os Alpes, perto de onde vivem.

(2) O grupo prefere transporte público e nunca voa de helicóptero até o topo das montanhas que descem.

(3) Nada de ficar trocando de equipamento toda hora: todos são adeptos de pequenos consertos para poder usá-los pelo período mais longo possível.

(4) Quando se alojam em algum refúgio de montanha, preferem os que obtêm energia por meio de painéis de captação solar.



Assista abaixo ao trailer oficial. O filme pode ser visto online em
stepsfilm.com

-Publicidade-