O senhor do caiaque


CHEGUEI: Aleksander conclui sua jornada ao chegar à Flórida (EUA)

No último final de semana, aos 67 anos de idade, o polonês Aleksander Doba terminou sua mais nova e ambiciosa expedição: em 195 dias, ele cruzou sozinho e a bordo de um caiaque o oceano Atlântico. No total, percorreu os 9.500 quilômetros que separam Portugal da Flórida.

No meio do caminho, precisou encarar vários desafios extremos. Em um deles, por exemplo, uma tempestade feroz danificou sua embarcação, deixando-o sem comunicação por 47 dias e desviando seu caiaque até o Triângulo das Bermudas (a quase 1.287 quilômetros de distância da costa norte-americana). De lá, ele aproveitou para fazer reparos no caiaque, mas recusou ajuda, resgate ou alimentos extras. Tudo para manter-se fiel à ideia de completar expedição solo.

Essa viagem está sendo apontada por ele como a mais longa travessia solo em águas abertas do planeta (leia mais aqui). Mas esse dado é controverso, pois outros remadores também completaram o desafio. Em todo caso, não foi a primeira grande navegação de Aleksander, que já remou 5.400 quilômetros da África ao Brasil, em 2011. Clique aqui para acessar sua página oficial no Facebook.

-Publicidade-