Reinvenção na neve

O estádio Olímpico Fisht, em Sochi, sediou na última sexta-feira (dia 7 de fevereiro) a abertura da 11ª edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. O evento será realizado até dia 16 de março e contará com a participação de mais de 600 atletas vindos de 45 países. Esse é o maior número de delegações participantes de toda a história do movimento paralímpico.

Entre os atletas de ponta, destacam-se os paulistanos André Cintra, do snowboard, e Fernando Aranha, do equi cross-country, que fazem a estreia do Brasil na história dessas modalidades. O primeiro a entrar na pista foi Fernando, que no domingo (dia 9) participou da prova de 15 quilômetros (saiba mais aqui). Ele ainda disputará o cross-country de 1 e 10 quilômetros nos dias 12 e 16, respectivamente.

Já André, que foi o porta-bandeira do país na abertura dos Jogos e o primeiro snowboarder do país a participar de uma Paralímpiada, faz sua estreia no dia 14 de fevereiro. O paulista começou no esporte há apenas cinco anos. Em 2012, participou do Campeonato Brasileiro de sua modalidade e em janeiro de 2013 foi para seu primeiro desafio internacional. Ele é o 18º melhor do mundo no snowboard paralímpico.

Assista abaixo a um vídeo que mostra a garra e o carisma de André. Veja também, no mês de março da revista Go Outside (ed. 105), a reportagem especial "Reinvenção na neve", sobre a história desse atleta que aos 18 anos de idade sofreu um grande acidente que lhe custou a perna e que depois buscou a superação no esporte.

-Publicidade-