O dia de Andy


FELIZ DIA DE ANDY: O surfista havaiano em ação nas ondas de Micronesia;
abaixo, ele surfa ao lado de seu maior ríval, Kelly Slater



Em novembro de 2010, a comunidade do surf se chocou com a triste notícia sobre um de seus maiores representantes: a morte do havaiano Andy Irons. Ele, que foi tricampeão mundial, morreu precocemente aos 32 anos de idade, devido a um ataque cardíaco associado ao uso de drogas, quando fazia escala na cidade
de Dallas, voltando de Porto Rico para o Havaí.

No ano seguinte a sua morte, o governador do Havaí da época, Neil Abercrombie, decretou o dia 13 de fevereiro (hoje) como "Andy Irons Day", como uma forma de homenagear o lendário atleta.

Nascido em Kauai, no Havaí, Andy começou a surfar quando tinha apenas 8 anos e venceu sua primeira competição como profissional exatos dez anos depois. Foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004, ficando em segundo lugar nos dois anos seguintes, atrás de outra lenda (e seu maior rival), o surfista Kelly Slater. Segundo o jornalista de surf Matt Warshaw, autor da obra Encyclopedia of Surfing, Andy foi o único surfista com estilo e poder de fogo para superar o 11 vezes campeão mundial Kelly em seu auge.

Abaixo, assista a alguns vídeos de Andy e aproveite para relembrar suas manobras, que marcaram para sempre o surf mundial.

-Publicidade-