Em 2002, a brasileira Grace Downey e o inglês Robert Ager (que mora no Brasil desde 1995) partiram de São Paulo para dar uma volta ao mundo de carro. Segundo o casal, a ideia era levar uma vida simples e com orçamento apertado para ir em busca de aventuras e descobertas. Foram três anos e meio e quase 170 mil quilômetros rodados até retornarem ao Brasil. Foram da América do Sul ao Alasca, da Europa à África, passaram pela Índia e pelo deserto australiano. O que era uma aventura com data para acabar se transformou num estilo de vida que levam — à risca — até hoje. Mas eles não pararam por aí. De volta ao Brasil, decidiram rodar os quatro cantos de nosso país e acabam de lançar um livro sobre a mais recente aventura: Challenging Your Dreams: Brasil por Terra.
“Com tanto para ser descoberto aqui no Brasil, foi apenas uma questão de tempo até voltarmos à estrada”, dizem. Durante 12 meses, mais uma vez viajando e morando no próprio carro, o casal explorou cada metro quadrado do território nacional. Determinados a descobrir o verdadeiro Brasil, reuniram belas fotos em uma
Conhecidos pelo slogan Challenging Your Dreams (ou Desafiando Seus Sonhos), Grace e Robert lançaram o livro Uma aventura pelo mundo, sobre o giro que deram pelo planeta.
Leia a seguir dois trechos extraídos do livro, de experiências que tiveram no icônico Monte Roraima e durante a passagem pela BR-319.
MONTE RORAIMA
“A enorme montanha parecia tão distante, era difícil acreditar que estávamos caminhando com destino ao topo. O plano estava definido: três dias para subir, dois para descer e três noites maravilhosas no topo do Monte Roraima. Situado no extremo norte do estado, esse enorme tepui marca a fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Embora os 34 km de platô sejam divididos entre os três países, a rota principal de início da caminhada está no lado venezuelano. Pela primeira vez durante a viagem teríamos de sair do Brasil . . . O melhor trekking de nossas vidas!”
BR-319
“Apenas no mapa a BR-319, de Manaus a Porto Velho, é considerada rodovia federal. Quando você chega lá, percebe na hora que não é mais do que uma trilha de terra cortando a floresta. Era também a única maneira de continuar nossa viagem sem pegar outro barco. Construída na década de 1970 pelo regime militar com a intenção de abrir o Amazonas, foi tão malfeita que em poucos anos já estava praticamente intransitável. Hoje raramente é usada e é comparada com a Transamazônica como uma das mais difíceis e desafiadoras estradas do Brasil. O maior risco, de longe, é a condição das centenas de pequenas pontes de madeira que mantêm as estradas acima dos rios.”
O livro Challenging Your Dreams: Brasil por Terra pode ser adquirido no site oficial: challengingyourdreams.com.