O rei das ladeiras


SKATE OU NADA: Sergio Yuppie só enxerga o skate

Nascido na periferia de São Paulo, Sergio Yuppie, de 39 anos, até hoje leva uma vida dedicada ao skate. Tudo começou quando ele ainda era criança e decidiu trocar a bicicleta que acabara de ganhar da mãe por um skate – sem o consentimento dela.

As coisas nunca foram fáceis para Sergio, que desde os anos 1980 respira skate: ainda adolescente, assistia a vídeos de seu maior ídolo, Fernandinho Batman, e revertia todo o dinheiro que ganhava trabalhando para comprar peças novas para seu inseparável carrinho.

Yuppie também foi aconselhado pelo skatista californiano Tim Braunch (1974–1999) a ir para os Estados Unidos. Segundo Tim, não existia ninguém que conseguia repetir nas ladeiras o que ele fazia. Entre 1990 e 2011, Sergio Yuppie não perdeu um campeonato de skate downhill slide, fato que o levou a ser chamado de o “Rei do Downhill” pela mídia especializada e pelos amigos.

Segundo Sergio, que hoje é pentacampeão brasileiro e pentacampeão mundial de downhill slide, “determinação, paixão, respeito, humildade e estilo” são características que o levaram ao sucesso no esporte. E toda sua “alegria de viver” motivada pelo skate está contada no videodocumentário a seguir.