Antes de cair no mundo, dê uma olha nos sites a seguir, que vão te ajudar a comprar passagens aéreas mais baratas, a achar hoteis em conta e até a levar bem menos peso na mala
Por Mario Mele
* Para planejar a viagem
Sites como o TripAdvisor.com, que reúne boas informações sobre roteiros e hospedagem (além de avaliações de internautas), mudaram o jeito de se planejar uma viagem, tornando-se extremamente úteis para quem precisa pesquisar hotéis, restaurantes, lugares e atrações turísticas. Já os sites Travelpost.com e IgoUgo.com são poderosas ferramentas de busca para reservar hotéis e comprar voos mais baratos em todos os cantos, da Chapada Diamantina, na Bahia, ao litoral da Suécia. Aos que vão para aos Estados Unidos, o Citysearch.com dá uma força para achar restaurantes e lojas – de roupas a eletrodomésticos. Para assuntos diversos sobre uma região, experimente também o fórum de internautas Thorntree, abrigado no portal da conceituada marca de guias turísticos Lonely Planet (lonelyplanet.com/thorntree). Em qualquer um desses sites, além das opiniões e avaliações, procure também por fotos postadas pelos viajantes, já que elas podem ser mais reveladoras do que mil palavras. O BedAndBreakfast.com é excelente para mochileiros encontrarem acomodações confortáveis pelo mundo inteiro a bons preços, enquanto o Orbitz.com mostra ótimas promoções para você embarcar em cruzeiros de última hora.
* Para desbravar de bike
Hoje a maioria das grandes cidades do mundo já dispõe de sistema de compartilhamento de bicicletas. Nova York, Cidade do México, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Londres, Bruxelas, São Paulo, Tel Aviv, Montreal, Barcelona, Paris… O preço para locar uma bike por algumas horas é acessível, e o sistema costuma funcionar com agilidade. No Wikipedia.org há uma listagem de endereços online de sistemas de compartilhamento de bicicletas em todos os continentes. Neste site, faça uma busque por “List of bicycle sharing systems”. Pegue dicas de como pedalar no frio extremo e descobrir outras cidades possíveis de serem exploradas em duas rodas no TheActiveTimes.com (o site não se restringe a bike e é cheio de informações para quem ama trekking, escalada, esportes de neve e outros). No Brasil, descubra as cidades que contam com o serviço de aluguel de bikes e baixe o aplicativo para smartphone através do site Movesamba.com.br, um portal dedicado à mobilidade urbana.
* Para se viajar sem muita bagagem
É uma opinião unânime entre os viajantes mais experientes: mesmo que você vá ficar duas semanas longe de casa, faça as malas como se fosse ficar apenas uma. Você agradecerá aos céus pela escolha quando tiver que fazer longos deslocamentos a pé ou carregar toda a bagagem em uma bicicleta. O site Onebag.com dá dicas para você economizar até no volume da carteira. Já o nacional Sosviagem.com.br editou um guia online espertíssimo de como arrumar a mala, com ideias para poupar espaço ao embalar líquidos e dobrar roupas, além de te ajudar a não deixar nada de fora na nécessaire em viagens específicas, como um casamento em outro país.
* Para arrematar passagens aéreas
Não fique receoso sobre as vantagens de se comprar uma passagem aérea em um site de leilão como o Milanexpress.com.br (que leiloa lotes de passagens emitidas pela Gol Linhas Aéreas). É preciso agir com antecedência de pelo menos um mês. Mas se programe porque a ferramenta compensa: não são dados lances com muita frequência e, no dia em que o martelo bater, você pode estar economizando até 50% do preço em que a passagem do mesmo voo é vendida no site da companhia aérea. Em seguida, é preciso fazer uma transferência bancária ao site leiloeiro e enviar o comprovante via e-mail para, em seguida, receber o bilhete do voo.
(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de novembro de 2013)
(Foto: Corbis)