A montanha da morte

Descubra por que este é o apelido do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, mas a mais temida pelos alpinistas

Por Janine Cardoso


> De cada 4 montanhistas que tentam escalar o K2, 1 morre – isso por conta do clima extremamente instável, avalanches imprevisíveis, inclinações que atingem os 60º acima dos 8.300metros e vários trechos negativosao longo do percurso. No Everest, a proporção é de 1 morte para cada 21 tentativas (5%)


> Até hoje, a montanha fez 83 vítimas, incluindo 32 montanhistas que alcançaram seu cume e morreram durante a descida.


> Em 26 de julho deste ano, 2 neozelandeses – pai e filho –perderam a vida no acampamento 3, ao serem atingidos por uma avalanche: Martin Walter Schmidt, 53 anos, e Denali Walter Schmidt, de 25. A notícia abalou a comunidade do esporte.


> 13 montanhistas nunca mais retornaram delá na temporada de 1986, que ficou conhecida como“verão negro”.


> O ano de 2008 foi especialmente trágico, quando 11 montanhistas morreram quase simultaneamente após uma avalanche atingir um serac (glaciar suspenso) e também romper cordas fixas.



> Em 1954, uma equipe de montanhistas pisou pela primeira vez no topo do K2. Foi um time italiano liderado por ArditoDesio, ao lado de Lino Lacedelli e AchilleCompagnoni.


> O brasileiro a chegar ao cume foi Waldemar Niclevicz, em 2000, com a ajuda dos italianos Marco Camandona e Abele Blanc.


> 334 montanhistas já conquistaram o topo da montanha desde a primeira ascensão, em 1954.


> São 6 frentes de ar diferentes circulando lá em cima, o que ajuda a justificar as abruptas viradas de tempo no K2. Por ali, a sensação térmica no verão pode chegar aos -25ºC e os ventos, a 50 km/h.


> Mesmo antes dos trechos de altas altitudes, os montanhistas enfrentam até a base da montanhaduríssimos 7 dias de caminhada em solo acidentado, por cerca de cem quilômetros em ambiente extremamente hostil.


> Existe 0 fontes de água potável na montanha, o que dificulta muito a logística dos alpinistas.


> Com 8.611metros e situada na parte mais selvagem do Himalaia, na cordilheira de Karakoram, o K2 é a segunda montanha mais alta do mundo, depois do Everest.


> 1856 foi o ano em que topógrafos ingleses avistarama cordilheira do Karakoram, apelidando-a de “Planeta K” e nomeandoseus dois picos mais altos de K1 e K2 (o K1 também é conhecido como Masherbrum).

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de setembro de 2013)

-Publicidade-