A pergunta veio de um leitor da revista Outside norte-americana, que quis saber se, enquanto ele trabalha, o sol pode desinfetar as roupas que ele usou para pedalar.
A resposta é “sim”, embora há ressalvas. “O sol tem a capacidade de matar bactérias”, diz Philip Tierno, professor de microbiologia e patologia da Universidade de Nova York. A luz ultravioleta destrói bactérias por danificar seu DNA, mas o processo não é tão simples assim. A atmosfera, principalmente a camada de ozônio, bloqueia os raios violetas mais intensos. Outra coisa: as roupas também precisam estar completamente secas para o sol começar a agir. Se você deixar as roupas expostas num dia úmido, a situação só vai piorar.
Veja também
+ Tudo que você precisa saber sobre protetor solar
+ Banco Master Rocky Mountain Games busca mais mulheres em suas provas
+ Havaianas será o calçado oficial dos atletas olímpicos em Paris 2024
“Neste caso, as bactérias vão se alastrar”, explica o microbiologista Charles Gerba, da Universidade do Arizona. “Isso porque a umidade impede os raios solares de penetrar no interior das fibras.”
Não conte apenas com o sol para desinfetar as roupas com as quais você acabou de pedalar ou correr. Mas, para quem vai ao trabalho pedalando, o mais provável é que a roupa tenha apenas inofensivas bactérias causadoras de odor. Philip garante que, nessa situação, o sol é uma espécie de “alvejante” que destrói os germes e até devolve o cheiro refrescante.
Mas se a roupa foi usada durante um treino na academia a realidade é outra. Segundo Charles Gerba, esses lugares concentram populações do resistente estafilococo MRSA, e é melhor lavá-la com água quente e um poderoso alvejante.
E a validade do sol como alvejante termina no momento em que você chega em casa, de volta do trabalho. Esses especialistas explicam que a roupa acumula células mortas do corpo que viram um prato cheio para bactérias. É possível vê-las apenas ao agitar a roupa, pois elas saem voando como a poeira acumulada no travesseiro.
O veredito: sim, os raios ultravioletas podem mesmo matar bactérias das roupas de treino, desde que ela esteja completamente seca ao sol. Mas não espere uma esterilização completa. É necessário lavá-las regularmente com água e um bom sabão para livrá-las de todas as bactérias prejudiciais acumuladas na roupa enquanto você treinava.