Mais capacete, por favor


FORÇA: Pai ao lado do filho, Ryan, que sofreu um acidente de bike e não usava capacete

Um importante aviso sobre a importância do uso de capacetes para quem pedala foi dado. A mensagem veio do britânico Mark Smith, que nas últimas semanas enfrenta um drama: seu filho, Ryan, de apenas 16 anos, sofreu um grave acidente de bike. Há seis semanas, ele pedalava para ir ao trabalho quando se envolveu em um acidente com uma mini-van. Ele não usava capacete e está em coma num hospital local. Seu pai acredita que, se ele estivesse com o equipamento, sua vida não estaria por um triz. Por isso decidiu contar sua história para evitar que outros pais, assim como ele, passem por essa situação.

A nova atitude virou uma organização, chamada The Ryan Smith Foundation, em homenagem ao Ryan, e vem ganhando proporções pelo mundo. A campanha chamou a atenção de grandes mídias e ciclistas profissionais de elite, como Bradley Wiggins e Mark Cavendish, além do corredor paraolímpico Richard Whitehead. “É muito importante ter esses nomes junto com a fundação. Crianças querem ser como esses atletas, e eles usam capacetes”, diz Mark ao site This is Lincolnshire (thisislincolnshire.co.uk).

O britânico também quer conseguir uma petição que torne o uso de capacetes uma exigência legal em seu país. Ele precisa de 100 mil assinaturas até abril do ano que vem (saiba mais aqui) para a aprovação. “Não vou sossegar até conseguir essas assinaturas”, conclui Mark.