Roupa da invisibilidade

Recentemente um ataque de tubarão nas praias brasileiras (leia mais aqui) chamou a atenção de todo o mundo para o assunto. Pensando na incidência desse tipo de ataque, uma empresa da Austrália que comercializa roupas de borracha, conhecidas popularmente como john, criou um modelo para "camuflar" seres humanos no fundo do mar e, lógico, se tornarem invisíveis aos temidos tubarões.

A roupa é desenhada em vários tons de azul e branco e custa cerca de US$ 495. A empresa que apresentou essa “nova técnica” ainda esta semana também produz adesivos com padrões semelhantes que podem ser colocados em pranchas de surf, tanques de mergulho ou caiaques.

Apesar da novidade, especialistas dizem que a roupa não vai impedir um tubarão de detectar a pessoa que o usa. Isso porque esses animais dependem também de outros sentidos, como cheiro, gosto e sons. Segundo um estudo na Oceans Institute, mais de 17 espécies de tubarões não enxergam as cores, tornando o modelo inútil.

Além disso, segundo o site da National Geographic, a empresa também lançou uma versão do modelo na cor preta, azul com listras brancas, feito para imitar animais que, teoricamente, os tubarões não comem. Mas George Burgess, o diretor do programa de pesquisa sobre o animal na Flórida (EUA), contestou o feito, afirmando que, na verdade, as listras podem chamar mais ainda a atenção do bicho. Para ele, a única maneira de o ser humano ficar ileso ao animal é não entrando na água.