Frio só de pensar


GELADO: Equipe que tentará cruzar o continente no inverno

No dia 6 de dezembro de 2012, seis aventureiros começaram a planejar aquela que pode ser considerada a expedição mais gelada da história do universo outdoor: atravessar de navio a Antártica no inverno, quando as temperaturas podem chegar a 90ºC negativos.

Após meses de preparação e problemas (o líder da expedição, Ranulph Fiennes, precisou abandonar a viagem depois de sofrer queimaduras na mão esquerda antes da partida), eles conseguiram sair a campo e seguem na tentativa de percorrer os 3.300 quilômetros de um dos continentes mais hostis da Terra. No site oficial da expedição, The Coldest Journey, você vê ao vivo a localização do grupo.

Quase sempre na escuridão, pois o Sol praticamente não aparece nessa época do ano no continente gelado, eles buscam resgatar o título da Grã-Bretanha de grande país-referência em explorações polares. A iniciativa faz parte de cinco pesquisas científicas (uma feita de dentro do navio e outras quatro no continente) que unem esforços para reunir informações para cientistas e outros centros de estudo sobre a Antártica. Acompanhe todos os movimentos da aventura, aqui.


QUE VISUAL: Foto postada no blog da expedição