Em 2011, o escalador norte-americano Kyle Dempster resolveu aproveitar o verão explorando as montanhas da República do Quirguistão, um país da Ásia Central cujo território integrava a União Soviética. Mas ele resolveu fazer isso de um jeito diferente: de bicicleta e sozinho.
Kyle descolou uma carretinha, encheu-a com seus equipamentos de montanha, prendeu-a em sua velha bicicleta e partiu para a missão. Quem já viajou sozinho sabe o sentimento de solidão que às vezes dá, mesmo naqueles momentos de superação e felicidade. Por isso, no filme a seguir, Kyle não poupa mensagens de amor e agradecimento a amigos e familiares. A câmera foi sua única companhia permanente nessa viagem.
Kyle logo percebeu que seu desafio iria bem além das montanhas e, com um bom humor invejável, filmou o dia-a-dia da jornada por essa região bem inóspita: construções abandonadas do período da Guerra Fria, transposições de rios carregando a bicicleta e equipamentos, além, é claro, das escaladas no gelo e dos trekkings nas montanhas, são mostrados nesse filme.
O que era para ser um filme de escalada de cinco minutos virou o honestíssimo documentário de aventura The Road From Karakol, d (via adventure-journal)