Kilian Jornet já estaria mais que aquecido para entrar de cabeça no calendário de provas de corrida de montanha da Europa, que tem um de seus pontos altos na Ultra-Trail Du Mont Blanc (UTMB), em agosto. Mas, apesar de ser colecionador de títulos, ele também sabe se divertir (e treinar).
Com esses dois intuitos, o catalão participou da Volta Cerdanya Ultrafons, prova altamente democrática, com quatro percursos diferentes – 14, 35, 87 e 214 quilômetros – para todos os níveis e gostos, que aconteceu este final de semana. A ideia era prestigiar o evento, que passa pelas trilhas que o atleta, criado nos Pirineus catalães, percorreu ao longo de toda a vida.
Escolheu a volta de 35 quilômetros – um “passeio” para o ultramaratonista de montanha cinco vezes campeão do Sky Running Series, circuito europeu de ultras distâncias em montanhas – e chegou em primeiro, dividindo as atenções com outros dois atletas amigos, Marc Pinsach e Nil Cardona.
“Foi um fim de semana completo, com provas para todos, de crianças e pessoas com necessidades especiais, a atletas profissionais. Esta é uma prova linda, e correr ao lado de Marc e Nil foi incrível”, disse Kilian, que não ligou para o mau tempo de chuva e frio que tirou alguns corredores das disputas.
Antes da largada e ao final dos percursos, atletas de elite colaboraram com as pesquisas da corredora Emma Roca e se submeteram a testes que investigam os níveis de estresse que sofrem quando estão correndo.
BRINCANDO DE CORRER: No fim da prova, Kilian chega ao lado do seu amigo e atleta Marc Pinsach;
na foto abaixo, ele também no pódio com Marc e Nil Cardona