Música das cavernas


SOM DAS TREVAS: Pocket show no maior instrumento do mundo

Relacionar o órgão (aquele instrumento musical que costuma dar o clima dos casamentos) a igrejas é o mais normal. Só que em Virgínia, estado do leste dos Estados Unidos, existe um autêntico instrumento desses cujo som é extraído de dentro de uma caverna de calcário.


O cientista Leland W. Sprinkle teve a ideia de construir o Great Stalacpipe, reconhecido como o maior instrumento musical do mundo, em 1954, depois de visitar as cavernas de Luray com seu filho. Embora já fosse sabido que formações rochosas são capazes de produzir sons, Leland foi o grande responsável pela investigação e experimentação do órgão Stalacpipe: ele fez um estudo detalhado de cada estalactite para conseguir criar uma escala harmônica perfeita.


O resultado são cinco quilômetros de fios espalhados, responsáveis por fazer martelos de borracha baterem em pontos estratégicos dentro da caverna. Cada um é responsável por acionar uma nota. A versão final do Great Stalacpipe, com a escala musical completa, tem 14 mil metros quadrados, e está equipada com um sistema de alto-falantes que preenche de música um ambiente subterrâneo 260 mil metros quadrados.


No ano passado, o coletivo musical escandinavo Pepe Deluxé se tornou o primeiro grupo a compor e gravar uma peça na Great Stalacpipe. Foram necessários seis anos de estudos até chegarem aos dois minutos de música do vídeo a seguir: