A última semana foi notável para a escalada esportiva mundial. O motivo foram dois escaladores que brilharam em seus estilos. Um deles, o norte-americano Chris Sharma, de 31 anos, mostrou recentemente que continua no topo da técnica e do condicionamento físico. No sábado, dia 23 de março, ele finalmente escalou a via La Dura Dura, em Oliana, Espanha, um projeto que há quatro anos ele havia aberto, mas não concluído.
TUDO NOSSO: De cima para baixo, Sharma em La Dura Dura; Alex no ano passado
(FOTOS: Bernardo Gimenez; Darío Rodríguez/Desnivel)
A via é considerada atualmente a mais difícil do mundo, graduada em 9b+ (tabela francesa). O grau foi proposto pelo tcheco Adam Ondra, de 20 anos, que em fevereiro deste ano mandou La Dura Dura e afirmou que havia sido um pouco mais difícil que outra via escalada por ele na Noruega no ano passado, cujo grau proposto também foi 9b+.
Sharma, que vem de uma sequência de duras escaladas nos últimos meses, afirmou ao site da revista norte-americana Rock and Ice que agora irá focar em outros projetos tão difíceis quanto este.
No dia seguinte ao feito de Sharma, também na Espanha, só que dessa vez em Siurana, o escalador alemão Alex Megos mandou, pela primeira vez na história, uma via de graduação 9a no estilo à vista (quando consegue escalar logo na primeira tentativa). Alex foi surpreendente, e bem no momento em que todos apostavam que o fenomenal Adam Ondra seria o autor de mais esta façanha.
O vídeo abaixo é um teaser sobre os trabalhos recentes de Ondra e Sharma em La Dura Dura.