Aprendendo a voar


SEM DEPRÊ: Steph confortável na escalada

A norte-americana Steph Davis escalou as melhores rochas do mundo, algumas vezes em estilo free solo (sem usar equipamento de segurança). Ela vivia com emoção, até que o fim de seu casamento com o notável escalador Dean Potter a obrigou a sair em busca de uma nova identidade. Em companhia de seu cão Fletch, Steph caiu no mundo e descobriu o paraquedismo. Logo ela se tornou uma respeitada base jumper e diz que “encontra forças” cada vez que o paraquedas se abre.

Foi nesse esporte que Steph também descobriu o novo amor de sua vida, alguém que compartilha as mesmas paixões que ela.

Steph quer agora dividir sua história. Com lançamento previsto para abril, o livro Learning to Fly (“Aprendendo a Voar”; sem tradução ao português) conta sua trajetória até hoje, relatada em detalhes pela própria escaladora.
Há fatos bem curiosos: no dia em que completaria cinco anos de casamento com Dean, por exemplo, ela se viu na porta de um avião, a 13 mil pés de altura, preparada para seu primeiro salto de paraquedas. Posteriormente, ela juntou o base jump à escalada para praticar uma atividade que pouquíssimas pessoas no mundo já experimentaram.

Incrivelmente, o título de seu livro tem mais um sentido metafórico: sua alegria de viver reapareceu quando ela simplesmente deixou os acontecimentos fluírem de forma natural, com a esperança de que tudo terminaria bem. É algo parecido quando ela mergulha de penhascos vestida com sua roupa de wingsuit e, invariavelmente, ultrapassa seus limites.


Learning to Fly não é apenas um livro de aventura, mas a história de autodescoberta de uma mulher que vive com esperança, sempre ouvindo seu coração. (US$ 25; amazon.com)