É tecnologia


PRECISA MELHORAR EM QUÊ?: Exemplos de aplicação do PolyPower

A empresa de tecnologia dinamarquesa Danfoss PolyPower desenvolveu um mecanismo que, se realmente funcionar como eles mostram no vídeo abaixo, vai facilitar a vida de atletas amadores e melhorar a performance de profissionais.


Uma película inteligente, com sensores eletrostáticos espalhados, vai junto à pele para medir características como força, postura e elasticidade de um determinado movimento. É uma reação física: quando é aplicada uma voltagem, o material reage e trabalha em sincronia com o movimento, se expandindo ou contraindo. As propriedades eletrostáticas podem ser manipuladas de acordo com a intenção da aplicação, como corrigir o ângulo do movimento do cotovelo ou joelho e alinhar os ombros.


Ao contrário de pulseiras de metal e hologramas que vão preso à pele, que já foram moda mas tiveram sua eficiência posta em xeque, a “vestimenta tecnológica” Poly Power tem uma explicação física para converter energia mecânica em energia elétrica. Na prática, ela poderia ser usada para informar dados precisos sobre a amplitude do movimento e padrões de respiração, coisas que podem melhorar o desempenho de qualquer atleta.