Para vencer o medo


POR UM BOM MOTIVO: Tyler Bradt vai morar num veleiro nos próximos anos

“Daqui a 20 anos, você se sentirá mais desapontado pelas coisas que deixou de fazer do que pelas coisas que você fez”, disse o escritor Mark Twain. Inspirado nisso, o norte-americano Tyler Bradt quer levantar a âncora e navegar bem longe do porto. Literalmente.
Em março, a bordo de um veleiro de 45 pés, com casco de aço, ele dará início à épica expedição Wizard’s Eye. Tudo o que Tyler sabe, por enquanto, é que serão cinco anos longe de casa para circunavegar o planeta.

Ano 1: México – Nova Zelândia
Ano 2: Nova Zelândia – Índia
Ano 3: Índia – África do Sul
Ano 4: África do Sul – Estados Unidos
Ano 5: Northwest Passage

Mais conhecido como o atual detentor do recorde mundial de caiaque extremo (depois de dropar os 57 metros da Palouse Falls, em Washington), Tyler questiona constantemente seus limites. Nessas, já quebrou as costas, enfrentou sérias cirurgias e nem por isso deixou de explorar. Durante a Wizard’s Eye, ele vai surfar ondas escondidas, subir vulcões isolados, saltar de basejump de penhascos nunca antes explorados, mergulhar em cavernas desconhecidas e descer rios até o mar.

“Os limites do desconhecido são a causa de nossos medos”, diz Tyler, que constantemente vence essa barreira para viver do jeito que prefere: desafiando-se.