Brooke já coleciona sete recordes na escalada, todos estabelecidos nos últimos quatro anos. Entre esses, ela foi a primeira pessoa com 9 anos de idade a mandar um boulder de graduação v10 e a primeira com 10 a escalar um v11. Aos 10 anos, ela também encadenou uma via esportiva de graduação 10c (tabela brasileira) – ninguém naquela idade já tinha feito algo parecido. Atualmente com 11 anos, ela continua ampliando os limites da escalada, e já completou todos os movimentos de via 11a com precisão.
“Nesta idade, ela já faz algo que somente 0,0001% dos escaladores são capazes”, diz seu treinador, Garrett Gregor.
O vídeo a seguir mostra o quanto Brooke é dedicada aos treinos e o quanto se esforça para conquistar uma via na rocha. Sem contar o talento nato, com dedos fortes e corpo flexível. A escalada vem de família: o pai, Didier Raboutou, disputou a copa do mundo de escalada até 1992. A mãe, Robyn Erbesfield, ainda se dedica bastante ao esporte, e é responsável por orientar e motivar a filha.
NOVA GERAÇÃO: As garotas-prodígio Ashima Shiraishi e Brooke Raboutou
A escaladora norte-americana Brooke Raboutou tem apenas 11 anos, mas faz coisas que, apenas uma década atrás, eram consideradas "o limite" para os melhores escaladores do mundo.