Pelos números, a invenção é importantíssima. Por exemplo, em 2010, só na cidade de São Paulo, foram registrados 277 acidentes fatais envolvendo ciclistas – é mais do que em toda a Holanda, que tem em média 200 ciclistas mortos por ano no país inteiro.
Campanhas podem fazer algum efeito, mas no momento em que testes promovidos pela empresa holandesa TNO, especialista em soluções inovadoras, revelaram as altíssimas chances de um ciclista bater a cabeça no para-brisa no momento em que é atropelado por um carro, uma invenção um tanto bizarra passa a fazer sentido.
Uma câmera embaixo do retrovisor “analisa” os objetos na estrada e ativa o modo “alerta”. E, no momento da colisão, sensores colocados no para-choque acionam a bolsa de ar que cobre o vidro do para-brisa e as barras laterais.
Foram dois anos de desenvolvimento até se chegar ao conceito final que, pelo vídeo a seguir, parece ser bem eficiente. Mas não será tão fácil as montadoras de automóveis adotarem a tecnologia como um sistema que sai de fábrica – ou encontrar algum motorista disposto a mexer no próprio bolso para salvar a vida alheia. Pelo menos, não custa nada sonhar. (VIA: adventure-journal.com)
EFICIÊNCIA: Teste para comprovar que o airbag funciona
Poucas coisas são mais chocantes do que passar perto ou presenciar um acidente de trânsito. Mais triste ainda é se há um ciclista ou um pedestre entre os envolvidos. Como nesse caso “a corda arrebenta sempre para o lado do mais fraco”, uma empresa holandesa decidiu criar um airbag externo, que infla no exato momento em que o carro se choca contra um pedestre ou ciclista.