Beto pela Patagônia

Para celebrar o início da seção “Você pelo mundo” em nosso site, um espaço 100% destinado a nossos leitores e suas expedições e experiências pelo Brasil e exterior, contaremos abaixo a história do curitibano Beto Madalosso, que acaba de iniciar uma viagem de bike pela Patagônia. Você também pode participar: basta enviar o relato da sua saga para redacao@gooutside.com.br. Não se esqueça de incluir fotos e, se tiver, vídeos.


NA ESTRADA: As fotos mostram Beto durante uma de suas expedições de bike pelo Chile, em 2007

Vindo de uma família de italianos, o brasileiro Beto Madalosso descobriu ainda criança seu interesse pela gastronomia. Mesmo à frente de dois restaurantes na cidade de Curitiba, onde reside com sua família desde pequeno, ele encontra tempo para se aventurar e, neste mês de janeiro, começa uma longa viagem de bike.

No desafio, chamado por ele de Travessia Ciclistica da Patagônia, Beto pretende percorrer 4 mil quilômetros em aproximadamente 35 dias, pela Patagônia. “O objetivo principal é chagar em Ushuaia e, quem sabe, subir a bordo de um cruzeiro para conhecer a Antártica”, explica ele, que já viajou pelo Chile, Estados Unidos, Alasca e ainda sonha em nadar pelo Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.

Diante das condições de tempo e terreno, Beto fez treinos de longa distância e muita subida. “Apesar do treino, sou daquele tipo que acredita no improviso e na colaboração, por isso sou menos de planejar e mais de me jogar.”

Quando questionado sobre suas expectativas da viagem, Beto explica que seu sonho é dar a volta no mundo. “Quero olhar para o mapa e falar: ‘pronto, a América já foi. Que venha a Ásia, África e Europa’.” Beto alimenta um site (betomadalosso.com.br) com novidades das suas duas paixões e, de lá, também é possível acompanhar todos os passos desse aventureiro pela Patagônia.