Confusão na praça Roosevelt

Com mais de 1 milhão de visualizações em poucos dias e muita polêmica em todas as redes sociais, o vídeo abaixo mostra um grupo de skatistas sendo agredido por integrantes da Guarda Civil Metropolitana na praça Roosevelt, em São Paulo. O incidente, gravado por Eduardo Régis, de 22 anos, aconteceu na última sexta-feira (dia 4 de janeiro). No vídeo, é possível ver uma pessoa sem farda agredindo um dos frequentadores da praça. Segundo relatos de quem estava presente, a agressão começou após o policial ter visto os skatistas andarem com em um dos bancos da praça.

Depois da repercussão da cena, durante a tarde da última terça-feira (dia 8 de janeiro), moradores, representantes da CBSK (Confederação Brasileira de Skate) e o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, se reuniram na praça para discutir o uso do skate no local. Ficou decidido que haverá modificações na praça para delimitar um espaço específico para o skate, e o subprefeito estuda também construir rampas e instalar placas indicando onde não se pode andar de pranchinha.

Faz muito tempo que a praça começou a ser frequentada por skatistas de todos os lugares de São Paulo, mas moradores da região lutam por uma regulamentação do skate por lá. Até o momento nada foi decidido.

Segundo o site da EXPN, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana emitiu um comunicado repudiando a conduta dos agentes municipais. Ainda segundo a secretaria, os agentes envolvidos foram identificados e estão afastados do serviço externo.

Leia mais sobre o caso aqui.