Iñaki, que tinha 29 anos, morreu depois de se chocar contra um carro Renault Clio por volta das 9h30 da última segunda-feira (dia 17/12) e engrossou o time de vítimas fatais de 2012 nas estradas espanholas. Este ano, mais de 50 óbitos foram registrados pelo Instituto de Investigação sobre Pesquisa de Veículos (Espanha), principalmente em estradas de mão dupla, com acostamento inferior a um metro e meio de largura ou mesmo inexistente.
Alberto Contador manifestou seu luto via Twitter com mensagens de apoio à família de Iñaki e trocou sua foto do perfil por uma mensagem que diz “Abra os olhos. Proteja o ciclista”. O ciclista morto era uma das grandes figuras desta modalidade na Espanha e integrava o time de atletas da marca Orbea.
ADEUS: Iñaki Lejarreta em seu habitat natural
O bicampeão do Tour de France, Alberto Contador, havia acabado de voltar de um treino de cinco horas na estrada quando soube a notícia de que seu conterrâneo Iñaki Lejarreta, mountain biker que participou dos Jogos Olímpicos de 2008, acabara de ser atropelado na estrada N-634, de 730 quilômetros de extensão pelo norte da Espanha, que passa pelo País Basco e pelas comunidades autônomas de Cantabria, Astúrias e Galícia.