Por Kevin Assunção, da equipe Hardcore
Às 11 horas manhã no horário local havaiano do último sábado (dia 08), soou a buzina que indicava o início do Billabong Pipe Masters – etapa mais tradicional e esperada do Circuito Mundial de Surf que acontece nas perigosas ondas de Pipeline. As primeiras fases da competição foram concluídas com ondas que superaram os 10 pés de altura.
O campeonato começou com a vitória do atual campeão Kieren Perrow. No duelo contra o local Evan Valiere, o australiano não hesitou em dropar as maiores ondas. Resultado: quebrou uma prancha, mas saiu seco de dois grandes tubos, um deles uma excelente direita em Backdoor, que garantiram sua vitória.
No segundo dia de campeonato que rolou no domingo, as ondas diminuíram um pouco e as direitas de Backdoor tornaram-se as melhores opções. Neste dia, foram concluídos os rounds 2 e 3 e duas baterias da quarta fase. Entre os brasileiros, Gabriel Medina e Miguel Pupo avançaram para o Round 4 com boas notas e mostraram maturidade no Havaí.
Sebastian Zietz, local de Pipe, sagrou-se campeão do Vans Triple Crown of Surfing, após o australiano Adam Melling ser eliminado da competição – Zietz foi o surfista que conseguiu mais pontos nas três etapas que acontecem no Havaí anualmente: Reef Hawaiian Pro na praia de Haleiwa, Vans World Cup of Surfing na clássica direita de Sunset Beach e o Billabong Pipeline Masters.
Já a briga pelo título mundial entre o americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, e o australiano Joel Parkinson, conhecido como o eterno vice, ficou para o último dia do campeonato que está acontecendo hoje e tem previsão para terminar por volta da meia-noite no horário brasileiro.
Assista ao campeonato ao vivo no site oficial do evento Vans Triple Crown of Surfing e fique ligado no site da Hardcore (hardcore.uol.com.br) para as últimas informações sobre a competição.
Este blog é de autoria da equipe da revista Hardcore, publicada pela editora Rocky Mountain, a mesma que edita a revista Go Outside.
NO PARAÍSO: Sebastian Zietz é o campeão do Vans Triple Crown of Surfing