Arte feita a partir de materiais reciclados não é um assunto novo. Mas no Everest ela tem uma causa nobre. Foram dois anos de trabalho – entre 2011 e 2012 – para um grupo de 65 carregadores e 75 iaques recolher oito toneladas de lixo das encostas e trilhas do monte Everest. Em seguida, o material – que incluem garrafas enferrujada de oxigênio, embalagens de alimentos descartadas e utensílios de acampamento, como restos de barracas – foi encaminhado a artistas locais, que produziram uma série de esculturas para chamar a atenção para o problema.
Numa tentativa de conscientização, o projeto foi encabeçado pelo MT. Everest-8848 ART “Pensamos em promover artistas e contribuir para deixar o Everest limpo”, disse Kripa Rana Shahi, organizador do MT. Everest-8848 ART, ao jornal britânico The Telegraph.
Agora o Art Club Nepal espera arrecadar fundos para tornar essa exposição permanente em diversos lugares da região do Everest – uma tentativa de fazer um alarde maior da situação.
LIXOMANIA: Até do lixão do Everest nasce arte
RECICLAGEM: Garrafas de oxigênio e fogareiros eenferrujados prestes a virar arte
Estima-se que, ao longo dos últimos 60 anos, foram deixadas em torno de 50 toneladas de lixo, pelas mais de quatro mil pessoas que subiram ou tentaram chegar no topo do mundo.
(FONTE: treehugger.com)