Maior que as ondas

Uma sessão histórica de surf marcou o mês de outubro deste ano em Jaws, no Havaí. O swell entrou antes da temporada regular no local, que geralmente acontece em novembro, e consagrou mais uma vez o havaiano Shane Dorian como um dos principais surfistas de ondas grandes do planeta.

No vídeo abaixo, as imagens mostram a dimensão da onda que Shane pegou. Como o brasileiro Danilo Couto, que venceu o prêmio Billabong XXL de melhor onda grande surfada em 2011, ele dropou sem a ajuda de jet-ski, ou seja, apenas na remada.


Shane conta que, enquanto esperava por uma boa onda, entrou uma série que varreu a maioria dos surfistas para as pedras e deixou o line up (onde os atletas se posicionam para pegar a onda) como uma cidade vazia. Quando finalmente entrou a maior onda do dia, ele estava posicionado e não pensou duas vezes antes de dropar. Enquanto estava descendo aquela parede de água, o havaiano também enfrentou um bump (semelhante a uma lombada), manobra perigosa que pode desequilibrar o atleta da prancha. Por muita sorte, nada aconteceu e ele concluiu o tubo.


O inverno do hemisfério norte mal começou e Shane, com esta onda, já pode ser considerado um dos favoritos nas premiações para a maior e melhor onda gigante surfada na temporada.