Pelos ares

Pode parecer trama de filme da Disney, mas não é. O norte-americano Jonathan Trappe, de 38 anos, pretende atravessar o oceano Atlântico em um barquinho preso a 365 balões de gás hélio e percorrer mais de quatro mil quilômetros de distância. A expedição ganhou o nome de Up Across the Atlantic.

É verdade que o aventureiro tem experiência na empreitada: ele já voou pelo English Channel e por uma das maiores cordilheiras do planeta, os Alpes (assista ao vídeo abaixo). Desta vez, se Jonathan concluir o desafio, será dono do novo recorde de altitude (mais de 21 mil pés) e de distância – a marca atual é de 300 quilômetros, quase dez vezes menos do atual objetivo dele.

A travessia do Atlântico é um desafio antigo dos “balonistas”. Cinco pessoas já morreram tentando realizar o feito. Para a segurança de Jonathan, ele estará com alimentos de sobra e máscara de oxigênio para ajudar com os problemas de altitude. Além disso, o veleiro deve ajudar caso ele precise de um pouso de emergência em alto mar. Cinco pessoas trabalham para avaliar as condições meteorológicas. “O tempo é o elemento mais importante. Sem boas condições, nada dará certo”, disse ele ao site Telegraph (telegraph.co.uk).

Apesar de parecer tudo encaminhado, Jonathan ainda precisa arrecadar fundos para o desafio. Clique aqui para saber como ajudar.