Em busca dos tubos e aéreos


NO AR: Ítalo Ferreira é um dos grandes nomes já classificados para a grande final (FOTO: Marcelo Maragni/ Red Bull Content Pool)

A praia Vermelha do Norte, em Ubatuba, litoral de São Paulo, vai ficar pequena. O motivo? Na próxima quinta feira (dia 15 de novembro), a região recebe mais uma etapa do Red Bull Tube & Air, uma competição para surfistas amadores entre 14 e 18 anos em que são julgadas duas das mais difíceis manobras do surf: tubo e aéreo.


Depois de três etapas, esta é a última chance dos 20 inscritos garantirem uma vaga n final, que acontece em dezembro, em Fernando de Noronha.


Na primeira fase da prova, os atletas são divididos em baterias com cinco participantes, com direito a ficar 20 minutos dentro d’água. O vencedor é decidido pela soma das notas do melhor aéreo e do melhor tubo. Nas fases seguintes, aqueles que avançarem serão divididos em baterias com quatro surfistas, mas o formato da competição segue o mesmo.


Ao todo, serão realizadas cinco classificatórias, que definirão os dez melhores amadores do país. Até o momento, os seguintes surfistas garantiram vaga na final: Thales Luís, Elivelton da Silva, Ítalo Ferreira, Michael Rodrigues, Matheus Faria e Lucas Yan Chianca.