O velho, o novo e o mar


PAUSA EM PORTUGAL: Em Peniche rolou sessão de surf e filmagem (FOTO: oldyoungsea.com)

Com lançamento previsto para 2013, The old, the young & the sea se intitula o primeiro documentário europeu sobre surf. Pioneiro ou não no antigo continente, sua proposta é, antes de tudo, ser um filme sobre pessoas: mostrar o povo que habita, que visita, que surfa e que protege a costa da Europa (no site oficial é possível ler histórias de algumas delas).

Rodado pela produtora austríaca Nomad Earth, que colocou filmakers em uma Kombi bem equipada com câmeras e pranchas de surf, The old, the young & the sea apresenta os viajantes que se locomovem de carro, bicicleta, moto ou motorhome em busca das melhores ondas ao longo das costas de Portugal, Espanha e França, em picos como Hossegor, Mundaka, Pantin e Ericeira. Paralelamente, o roteiro mergulha na realidade de comunidades e culturas que mudam conforme os quilômetros rodados — e, nos últimos tempos, devido ao aumento populacional (no outside e na orla) e à crescente poluição, a realidade piorou para muita gente.

O trailer abaixo enquadra Juan Giriber, um dos personagens de The old, the young & the sea. Além de ser um dos primeiros surfistas espanhois, que inclusive desbravou pela primeira vez diversas praias “surfáveis” de seu país nos anos 60 e 70, Juan é conhecido por ser supostamente o inventor do leash, a “cordinha” que prende a prancha ao surfista.