“O ciclismo tem que ser democrático”, diz o Escocês Voador


PARECE PIADA: Em frente aos delegados da UCI, Graeme Obree serra seu selim para se ajustar às “normas” do Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista (FOTO: MGM, 1994)

Conhecido por revolucionar conceitos no ciclismo, o escocês Graeme Obree recentemente declarou ao jornal britânico Scotland on Sunday que recusou a se dopar para melhorar seu desempenho nas pistas.

Fazendo o link do que viveu na década de 1990 – quando a União Ciclística Internacional (UCI) proibiu alteração na postura do ciclista durante suas tentativas de quebra da hora-recorde, uma marca do ciclismo em velódromo – com o escândalo de doping de Lance Armstrong, o Escocês Voador disse que a UCI tem que se reestruturar e aceitar mais a participação de patrocinadores, de ciclistas e das equipes.

“O ciclismo não pode mais ser o mesmo, e esta é a hora de mudar”, atacou o ex-ciclista profissional, que atualmente trabalha no desenvolvimento de uma bicicleta que pretende ser o veículo de propulsão humana mais rápido da história.

“O problema é que a UCI não é uma organização democrática, e sim autocrática.”

O escocês também lembrou de quando foi desclassificado dos campeonatos em 1994, depois que a posição criada por ele foi banida pela UCI por ser julgada “perigosa inclusive para outros ciclistas”, sendo que ele nunca caíra da bicicleta nesses eventos. No ano seguinte, Graeme integrou a equipe profissional Groupement.

Em 1996, ao passar por experiências desagradáveis com outros ciclistas, Graeme disse ao jornal francês L’Equipe que 99% dos pilotos profissionais estavam se dopando, criando um clima de tensão com outros atletas durante as competições. Ele garante que não conseguir ter entrado no jogo o fez ficar deprimido durante toda a década seguinte, tentando inclusive se matar mais de uma vez.

Hoje, empenhado com o novo projeto, ele diz que seu medo não é cair da bicicleta a mais de 120 km/h e se ralar no asfalto, mas sim se pegar sentado numa cadeira a 90° pensando que poderia ter feito mais.

Fonte: cyclingnews.com