Um dos principais corredores de montanha do Brasil, é vice-campeão do Cruce de Los Andes (2012), bicampeão do The North Face Endurance Challenge (2011 e 2012) e dono de três títulos do X-Terra Trail Run 1. Corra acompanhado
Jamais explore sozinho uma trilha ou montanha que você não conheça direito. Nesses casos, procure correr sempre na companhia de um amigo ou de seu treinador.
2. Equipe-se como se deve
Utilize equipamentos específicos para essa modalidade. Calçados feitos especialmente para corrida em trilha e mochilas de hidratação são itens básicos.
3. Seja carinhoso com seus pés
Prefira modelos de tênis de trilha com boa aderência, amortecimento adequado a suas necessidades, escoamento de água eficiente e condições básicas de conforto para que seus pés sofram o menos possível.
4. Leve sempre o celular
Nas corridas no mato, nunca deixe de levar um aparelho celular, pois pode ser útil em caso de imprevistos. Coloque-o em um saco plástico para evitar que entre em contato com a água quando você passar por rios ou lagos, ou quando for brindado por uma chuvinha no meio da corrida.
5. Combustível limpo
Não se esqueça de levar carboidratos em gel ou outros alimentos que você costuma consumir durante os treinamentos. Em hipótese alguma jogue restos de comida ou embalagens na natureza.
(Entrevista publicada na revista Go Outside de outubro de 2012)
Por Maria Clara Vergueiro