O canoísta texano West Hansen, de 50 anos, segue na tentativa de finalizar o maior desafio de sua carreira: percorrer sozinho os 6,700 quilômetros do maior rio em extensão do mundo, o Amazonas. Detalhe: o aventureiro estabeleceu a meta de remar 100 quilômetros por dia para, dessa forma, concluir o percurso em 60 dias, ou menos — o mais rápido da história.
Segundo o site The Adventure Blog, a expedição, que ficou conhecida como Amazon Express, partiu de Iquitos, no Peru, e segue até a foz do rio na Barra do Norte, no Amapá. “Escolhi esse rio por representar o desafio que eu estava procurando. Regiões inóspitas e muita natureza”, comenta West, que possui em seu currículo diversas ultra façanhas com o caiaque.
West também afirma que a expedição não tem só a ver com caiaque, mas a partir da viagem ele busca coletar dados e amostras de diversos locais da região, muitas vezes com acesso apenas por água, para cooperar com a organização não governamental Adventure and Science.
Acesse o site oficial da expedição (theamazonexpress2012.com) e acompanhe todos os momentos e fotos dessa empreitada, que recentemente também recebeu o apoio do National Geographic.