Grand Canyon em 360º


UM CAÇA-FANTASMA?: Não, é só a Google mapeando as trilhas do Grand Canyon

Ao invés de carros, motos, triciclos e snowmobiles, esta semana a Google usou mulas e trekkeiros para mapear o Grand Canyon, um das sete maravilhas naturais do mundo.
Foi a primeira vez que um arsenal de aparelhos tecnológicos adentrou aquelas trilhas, com trekkeiros que carregavam nas costas uma mochila parecida com a dos Caça-Fantasmas.

Batizado Trekker, o equipamento tem a função de levar a mesma tecnologia do Google Street View a lugares remotos como o Grand Canyon.

“Trabalhamos duro até deixar o Trekker à prova d’água, resistente ao calor e frio extremos e também à trilha”, disse o gerente de produtos da Google, Ryan Falor, em reportagem publicada no site da revista Wired.

O Trekker basicamente é uma versão reduzida do equipamento que a Google usa para mapear ruas. O aparato tem um conjunto de 15 lentes de câmeras, cada uma com resolução de 5 megapixels e que dispara uma foto a cada dois segundos e meio. As imagens saem em uma resolução combinada de 75 megapixels, tudo controlado por um aplicativo que roda em um telefone Android.

Posteriormente, será feita uma edição com as melhores imagens, que serão juntadas e exibidas no Google Maps da mesma maneira que o Street View mostra as ruas – sem costuras.

Além de ser uma tecnologia inédita ao mundo outdoor, a Google nos faz pensar em novas possibilidades: será que um dia esses equipamentos podem ser tão leves a ponto de um escalador conseguir mapear uma via técnica?

Ainda segundo Ryan Falor, levarão alguns meses até a ferramenta estar disponível aos internautas.