A Suécia é conhecida por ser um dos países mais bike friendly do mundo, mas mesmo lá milhares de pessoas se envolvem em acidentes de bicicleta todos os anos. Mas, de acordo com um estudo realizado pelo governo do país, menos de 30% dos ciclistas suecos utilizam capacete — muitos deixam de usá-lo por questões de vaidade. Para as designers suecas Anna Haupt e Terese Alstin, esse número foi uma prova clara de que o produto precisava de uma reforma radical. Pensando nisso, a dupla criou um capacete invisível.
Foram mais de sete anos de pesquisar até que elas conseguissem criar o sistema que utiliza o mesmo principio dos airbags dos automóveis: o apetrecho fica instalado no pescoço e só abre em caso de impacto, protegendo a superfície da cabeça da vítima. A proteção é acionada em menos de 0,1 segundo.
O equipamento, que ficou conhecido como Hövding, não incomoda e, para os mais ligados à moda, pode até se portar como um bom acessório. A invenção levou a melhor no INDEX Award 2011, maior premiação em dinheiro para projetos de design do mundo. Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o projeto.
(Fonte: Catraca Livre)