Autoridades da Índia anunciaram que pelo menos 18 elefantes foram encontrados mortos no estado de Assam, nordeste do país, nesta sexta-feira (14). A investigação sobre a causa da morte dos animais foi aberta, mas já acredita-se que um raio pode ser sido o responsável.
+ EUA: Grand Canyon procura voluntários para matar bisões
+ Bebidas cor de rosa podem fazer você correr mais rápido, diz estudo
+ Turistas sofrem ataque de leão na Namíbia
+ Baleia Jubarte de 30 T é filmada voando acima da água
A hipótese é que os elefantes tenham sido mortos por um raio que atingiu a reserva florestal de Kandali, no distrito de Nagaon, na noite de quarta (12), segundo o G1. A floresta fica a cerca de 150 km a sudeste de Guwahati, a capital do estado.
O ministro das Florestas de Assam, Parimal Suklabaidya, lamentou sobre o ocorrido. “É muito doloroso ver elefantes morrerem assim. Mas temos que esperar pelo relatório post-mortem para saber a causa exata”, disse à imprensa.
O primeiro-ministro de Assam, Himanta Biswa Sarma, também falou sobre o acontecido e disse em comunicado estar preocupado com a morte de “tantos elefantes”.
Impacto da morte de elefantes
Um estudo já mostrou que machos idosos de elefantes têm um papel importante na sobrevivência da espécie: são eles quem passa para frente a experiência e as habilidades que os mais novos precisa aprender.
Os pesquisadores descobriram que as matriarcas do grupo lideram as filhas e seus filhotes, enquanto os machos quando crescem abandonam o bando. Os machos idosos são os responsáveis por cuidar dos machos rebeldes e educá-los.