Por Mariana Mesquita
Depois de dois dias de tentativas, o escalador paulista Felipe Camargo, de 21 anos, fez bonito no último final de semana (dias 6 e 7 de outubro) ao encadenar pela primeira vez na história um dos projetos mais antigos do Brasil, a via Coquetel de Energia-Extensão, no Rio de Janeiro. Detalhe: para driblar o calor, Felipe precisou escalar durante a noite sob a luz de uma lanterna de cabeça. É verdade que a linha original (o caminho percorrido pelo escalador num paredão rochoso), o primeiro 10c brasileiro e durante muito tempo a via mais difícil do país, já havia sido conquistada — inclusive por Felipe, quando ele tinha apenas 16 anos. Mas, desta vez, ele incluiu no percurso 3 metros de agarras minúsculas até alcançar de fato o final da parede. Além do feito inédito, o escalador venceu o primeiro 11º grau do Rio de Janeiro e aumentou a lista brasileira de vias nesse grau de dificuldade. GO OUTSIDE: Você já havia escalado a via Coquetel de Energia quando tinha 16 anos (assista ao vídeo abaixo). Como foi voltar ao lugar, desta vez com um desafio ainda maior? Escalar à noite é ruim porque a escuridão diminui a visibilidade, o que dificulta na hora de posicionar mãos e pés. Por outro lado, pudemos aproveitar a temperatura baixa, e a textura da pedra também ficou bem melhor.
A escalada faz parte de seu projeto Brasil Vertical. Qual o objetivo dele?
O interesse é produzir um vídeo de 25 a 30 minutos e liberar na página do Vimeo ainda em dezembro. No curta-metragem, incluirei o máximo de vias inéditas que conseguir abrir até essa data. Meu objetivo é tentar mostrar um pouco das escaladas difíceis do Brasil, principalmente para os escaladores de outros países. Quero ajudar a divulgar a escalada brasileira para o resto do mundo.
Quantas vias inéditas você pretende incluir no vídeo?
Já tenho seis novas vias. Pretendo colocar mais uma: vou viajar para Corupá, perto de Curitiba (PR), ou para Passa Vinte, perto de Resende (RJ). Depois disso, termina a edição do filme. Para mais informações, basta curtir a página do projeto no Facebook (facebook.com.br/brvertical)
A conquista inédita faz parte do projeto Brasil Vertical (acesse aqui sua página no Facebook), que tem como objetivo produzir vídeos com imagens das novas vias conquistadas por Felipe. Em entrevista à Go Outside online, ele relata os detalhes do desafio.
FELIPE CAMARGO: Na época, a via mais difícil que já tinha feito era um 10c. Depois de tantos anos viajando para fora do país, para lugares tradicionais da escalada como a Espanha, adquiri experiência em vias muito difíceis. Senti que estava preparado para voltar e tentar completar de vez a Coquetel de Energia. Na verdade eu sempre quis terminar, mas até então não estava preparado.
Como foi escalar à noite?