Por Mariana Mesquita
Depois de participar de uma das mais difíceis corridas de montanha do planeta, a Ultra-Trail du Mont Blanc, a brasileira Fernanda Maciel começa hoje (dia 02) outro ultradesafio: correr os quase 900 quilômetros do Caminho de Santiago, na Europa, em apenas dez dias, como uma autêntica peregrina — ou seja, sozinha e sem qualquer apoio. Isso significa que ela fará 90 quilômetros por dia, em uma média de 12 horas por dia. Há muitas variações do Caminho de Santiago, mas Fernanda decidiu pelo mais popular, que começa em Saint Jean de Pie de Port, na França, e termina em Santiago de Compostela, na Espanha. Geralmente, as pessoas costumam percorrê-lo, caminhando, em cerca de um mês.
Neste projeto, batizado de White Flow, Fernanda não corre apenas pelo prazer do esporte, mas também para ajudar duas associações que cuidam de crianças com câncer (clique aqui para ajudar). Confira abaixo o vídeo oficial da aventura e um bate-papo que tivemos com a atleta sobre o novo desafio.
GO OUTSIDE: O que o Caminho de Santiago representa para você? Como foi a preparação para esse desafio?
Minha preparação foi feita já durante todos os treinos e provas que corri neste ano. Há três anos tenho em mente o projeto White Flow e sinto que agora estou mais preparada.
Por que a ideia de realizar essa viagem sozinha e sem apoio?
Meu projeto não é uma competição ou uma prova para quebrar um novo recorde. Sei que serei a primeira mulher a tentar correr o Caminho de Santiago, mas meu objetivo é claro: quero me sentir como uma peregrina, sozinha e sem apoio. Eu gosto do jeito mais simples, com pouca roupa, pouca comida, o básico do básico. O Caminho de Santiago é muito duro e, se eu precisasse de assistência a toda hora da minha equipe de apoio, acho que acabaria louca e seria como uma competição e não como uma travessia espiritual e tranquila. Eu convido alguns amigos para poder compartilhar comigo alguns quilômetros, porque sei que também passarei inúmeras horas pelo trajeto. Já encontrarei gente do mundo todo por ali para dividir sentimentos e aprendizados.
Apesar do desafio físico, um dos seus objetivos é ajudar uma associação que cuida de crianças com câncer. Como é possível participar e ajudar essas organizações?
Neste meu projeto, quero voltar a praticar meu lado solidário em relação às crianças. As pessoas podem entrar na minha página oficial (fernandamaciel.com) e ali verão os dois links para doação: a Abrale (uma associação para os brasileiros doarem) e a Afanoc (uma associação para os europeus doarem).
Como você escolheu as associações beneficiadas?
A maioria das pessoas que segue meu trabalho como corredora é da Europa e do Brasil, portanto escolhi a Afanoc, em Barcelona (onde estava hospedado em tratamento o filho do meu massagista), e a Abrale, no Brasil.
O White Flow é um projeto bem diferente de tudo o que você já fez. Rola uma cobrança maior por ele ter esse viés social?
Sim, rola medo e cobrança. Mas a beleza de conclui-lo será muito maior do que se eu estivesse em uma ultramaratona difícil. Muitas vezes me questionei: e se ninguém doar? E se eu não chegar em Santiago? Já passaram mil coisas pela minha cabeça. Pela primeira vez senti medo, muito medo. Por isso, tento pensar positivo e acreditar que eu estou tentando fazer a minha parte. O que vale é ser feliz e dar o primeiro passo. A famosa frase do filósofo chinês Confúcio é muito verdadeira: "Uma longa jornada começa com um pequeno passo". Não penso mais em frustração. Tenho feito terapia reiki, meditação, mesmo estando com a cabeça a mil por hora. Busco meu equilíbrio e sopro o medo para bem longe.
Você costumava ajudar as pessoas antes de virar atleta profissional?
Gosto de aproveitar minhas virtudes para ajudar. Quando me formei advogada, trabalhava em prol do meio ambiente. Agora como nutricionista, trabalho em prol da saúde das pessoas. E com a ONG Outward Bound, em prol de desenvolver o potencial individual dos meus alunos. Como corredora, não seria diferente.
FERNANDA MACIEL: Espiritualidade, paz interior, compaixão e doação. Cada um encontra no Caminho de Santiago seu espelho, mensagem e beleza.