Depois de assistir a alguns vídeos na internet sobre voos de wingsuit (a roupa meio morcego que dá sustentação no ar), ele teve certeza de que queria fazer daquilo sua vida. Então, ao voltar à Noruega, se inscreveu em um curso de base jump e logo partiu para o primeiro salto, no monte Kjerag.
Hoje, aos 26 anos, Jokke é um dos maiores pilotos de wingsuit do planeta, um especialista em voar rente a penhascos e sobre trilhas na montanha que terminam em enormes penhascos, um circuito que ele chama de “linha”. O profissionalismo chega ao ponto de ele passar algumas horas por dia na internet para, com a ajuda do Google Earth, descobrir novas linhas, que geralmente passam bem próximas ao chão e às copas das árvores. Ele lançou inclusive uma série de vídeos intitulada Dream Lines (Linhas dos Sonhos), que atualmente está no quarto episódio.
Assista ao vídeo a seguir, lançado recentemente em seu canal do Youtube, para ter uma noção melhor do que ele faz. Nele, Jokke e o amigo Ludovic Woerth (Jokke está filmando) completam pela primeira vez com perfeição uma linha descoberta em Chamonix, na França. Era a quarta tentativa da dupla.
NA CONTRAMÃO: Jokke passa lambendo a estrada (FOTO: jokkesommer.com)
Em 2007, o norueguês Joakim “Jokke” Sommer trocou o motocross pelo paraquedismo: vendeu a moto que competia para investir na nova modalidade. No ano seguinte, ele viajou para os Estados Unidos e fez 250 saltos em dois meses. Tinha que ganhar experiência rápido.